A Microsoft na E3 um sistema de controle que utiliza apenas detecção de movimento e reconhecimento de voz. Diferente dos sistemas anteriores, o Projeto Natal efetivamente consegue perceber espacialmente o jogador. Resumidamente foi dada visão binocular ao console de videogame, conferindo a ele a capacidade de medir distâncias. Segundo a Microsoft, o aparelho combina uma câmera colorida, sensor de profundidade, microfone e processador especial. Diferente das câmeras e controles 2D, o Project Natal acompanha o movimento do corpo do jogador tridimensionalmente, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na voz. O grande X do sistema é o processamento independente do que o aparelho capta. Uma CPU embutida no aparelho trata as informações e as manda como instruções simples para o videogame. Na prática, isso desafoga o videogame, que pode se concentrar em fazer o processamento do game ou simulação que está rodando, sem gastar ciclos de processamento na interpretação da enorme quantidade de dados gerada pelo Projeto Natal. O sistema foi batizado com o nome da cidade onde nasceu um dos responsáveis pelo projeto. O brasileiro Alex Kipman, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, é uma das pessoas principais por trás do revolucionário projeto. Ele, ao lado de Don Mattrick, ex- presidente da Electronic Arts e atual chefe da divisão de videogames da Microsoft, decidiram dar um passo além do que outras tecnologias oferecem, tirando os controles físicos da equação e transformando o ato de jogar em uma atividade muito mais orgânica e intuitiva.